sábado, 9 de julho de 2016

Nos Meus Retiros Espirituais ...

7
Nos meus retiros espirituais ... vivemos uma vida agitada, numa cidade agitada, em um século agitado. Às vezes tudo que gostaríamos é de poder ter alguns momentos de paz e tranquilidade para poder reabastecer nossas energias, e nos recuperar do estresse diário. Para tanto não se faz necessário grandes empreendimentos como nos isolarmos numa caverna ou irmos a um mosteiro nos picos do Himalaia. Podemos criar ilhas de refúgio dento do nosso cotidiano, pontos de luz dentro de nossas casas ou locais de trabalho. Um local de tranquilidade que nos proporcione bem estar, onde possamos recarregar as nossas baterias, aliviarmos o estresse diário, abrandar, quiçá eliminar, toda ansiedade e irritação. 


Este lugar pode ser montado num jardim, no quintal, num cômodo, numa edícula, numa varanda ou até mesmo sobre um móvel ou num cantinho no quarto ou até na lavanderia. O importante é encontrar um espaço no seu lar que seja calmo, tranquilo, com pouco barulho e movimento, para que possa lhe proporcionar alguns momentos de isolamento.


Alguns itens básicos são necessários para a criação deste espaço: conforto, sons, iluminação, aromas, decoração e vibração energética.


Conforto – se o lugar que você deseja montar esteja intencionado para a prática de exercícios corporais e energéticos como yoga, Tai Chi Chuan ou Lian Gong, será necessário uma área maior para poder deitar ou para a prática destes exercícios. Caso seja um lugar mais específico para meditação ou oração, pode ser um cantinho menor, adaptado a necessidade específica.




Sons – se você mora em um lugar tranquilo, fica bem mais fácil harmonizar o ambiente, basta ouvir um som ambiente que lhe seja do agrado. Caso more em um lugar agitado e barulhento, o ideal seria a colocação de janelas anti-ruído, mas também é possível abafar os sons da rua com a utilização de cortinas nas janelas, se o ruído for muito intenso, coloque placas de isopor entre a janela e a cortina, isto ajuda a abafar os ruídos externos; neste caso utilize sons relaxantes ou ainda a reprodução de sons da natureza para proporcionar uma atmosfera mais tranquila. Coloque a musica para tocar cinco ou dez minutos antes de iniciar suas orações ou meditação ou prática, assim a atmosfera do ambiente ficará mais harmonizada e preparada energeticamente.


Iluminação – o excesso de luzes e imagens televisuais atrapalha a concentração, procure diminuir as luzes, usar luzes amenas, lâmpadas cromoterápicas ou ainda iluminação a luz de velas que proporciona uma atmosfera mais propícia para o propósito.


Aromas – alguns Incensos e Óleos Essenciais e flores proporcionam uma atmosfera agradável: Laranja diminui a ansiedade, a camomila acalma os nervos e reduz as tensões, a Lavanda é o perfume que agrada universal, reduz o estresses e promove a tranquilidade. O aroma de sândalo lembra os Templos indianos e o de Olíbano lembra o Oriente, ambos são considerados aromas espirituais, uma vez que induzem ao estado de quietude exterior e despertar interior.


Decoração – este é um lugar para organizar imagens e objetos de caráter religioso, portanto componha – o com uma imagem, escultura ou gravura de sua preferencia, conforme a crença ou religião ... 


 ... pode ser um santo, um mestre ou um guru ...


... um local com plantas e flores são muito bem vindas; acessórios como castiçais para velas, incensário, taça, caldeirão; uma fonte com águas correntes produz um som que tranquiliza e relaxa.


Vibração Energética – para quem tem noções de Radiestesia e Feng Shui fica mais fácil identificar um lugar onde à energia para este propósito é mais favorável, mas se este não for o caso, use a sua sensibilidade, a sua intuição para detectar a melhor localização. Em alguns casos não se tem muitas opções. Em qualquer circunstancia é adequado preparar o ambiente energeticamente para a prática ou ritual.


Feng Shui - Através da aplicação do Feng Shui é possível tornar uma área da sua casa ou empresa um lugar sagrado, para a prática da espiritualidade. Mais do que um simples lugar onde descansamos, ou trabalhamos, fazer dele um lugar de esperança, uma fonte permanente de saúde e renovação para as outras áreas de sua vida e da vida daqueles com quem você convive.
Os espaços em que vivemos refletem nossos interesses, crenças, hesitações, paixões, nosso espírito. Os espaços contam como andam os nossos sentimentos em relação a nós mesmos e ao mundo à nossa volta.

“O melhor lugar do mundo é aqui e agora!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário