Yoga


Princípios de Patanjali - Asthanga Yoga




1 - Yama - Disciplina



Ahimsa - Não violência
Satva - Verdade
Asteya - Não roubar - domínio dos desejos materiais
Brahmacharya - Celibato - domínio dos instintos sexuais
Aparigraha - Não cobiçar - desapego emocional

2 -Niyama - Auto - disciplina



Saucha - Pureza
Samtocha - Contentamento
Tapas - Austeridade
Svadhyaya - Auto conhecimento
Ishvara Pranidhana - Entrega aos Senhor pela renúncia ao fruto das ações

3 - Asanas - Posturas Físicas




4 - Pranayama
Prana = Energia. Yama = Domínio.
Pranayama é o controle da energia vital através da respiração.
O Prana é responsável por alimentar as células do nosso corpo tornando possível cada pensamento, sentimento e ação.
A respiração acelera e oxigena o sangue e energiza os sistemas. Através da respiração podemos alterar estados emocionais, tensão física e a fadiga, diminuir ou aumentar o número de batimentos cardíacos, baixar a pressão arterial, elevar ou baixar a temperatura corporal, estimular a digestão e equilibra os hormônios.
Ao inalarmos e exalarmos o ar, o Prana percorre toda a nossa coluna, enviando energia para todo nosso corpo, produzindo o elixir da vida.
A respiração equilibrada com contagem equilibra os lados direito e esquerdo do corpo, cérebro e sistema nervoso. O fluxo estável do oxigênio na expiração e inspiração elimina obstruções, fixações, bloqueios na mente, nos sentimentos e no próprio corpo físico. A respiração equilibrada promove o relaxamento e nos torna mais receptivos às percepções mais refinadas.
A prática dos Ássanas do Yoga integrado ao Pranayama constitui uma ponte entre o corpo físico e o espiritual. Conhecida desde a antiguidade não apenas pelos Yogues na Índia, o Pranayama era praticado também pelos Druídas, 
Egípcios, Sufis,no Tao, Shinto (Shugindo – Respiração do Renascimento).

Tipos de Respiração:



Autônomo: é um processo respiratório contínuo e sem interrupção, que acontece na maioria do tempo e até quando estamos dormindo.

Voluntário: quando a nossa vontade consciente interfere na respiração, mudando o ritmo, a amplitude e a duração. Este processo é conhecido como Pranayama e é comumente usado na Yogaterapia quando queremos interferir em nosso corpo, alterando os comandos do sistema neuro-vegetativo.

Pranayama: a diferença entre um exercício de respiração e um Pranayama é que no Pranayama é mentalizado a circulação da energia pelo corpo. Esta prática ajuda a limpar os canais energéticos. Enquanto a respiração (prana) permanecer irregular, a mente permanecerá instável; quando a respiração se acalmar, a mente permanecerá imóvel e o yogue conquistará a estabilidade. Com a prática é possível perceber a relação entre a respiração e os estados mentais, aprendendo a tranquilizar a respiração e harmonizar a mente.



Respiração Alta ou Subclavicular: apressada e irregular acompanhada de batimento descompassado do coração. Esta respiração enche apenas a parte alta dos pulmões. Acontece quando estamos nervosos, com medo ou assustados. É impossível respirar completamente quando estamos zangados ou tristes.

Respiração Média: é como empregamos a respiração autônoma normalmente no nosso dia-a-dia. Nesta respiração o ar preenche até a parte média dos pulmões.

Respiração Baixa ou Abdominal: esta é a respiração normal dos Bebes, a empregamos geralmente quando estamos dormindo e tem efeito calmante. Nesta respiração movimentamos o diafragma enchendo os pulmões até a sua base. Ao inspirar inflamos o ventre e ao expirar o ventre se afunda ligeiramente.

Respiração Completa: abrange os três estados anteriores (alta, média e baixa) em sequencia, começando inspirando pela baixa, passando para a média e depois para a alta, ininterruptamente. Ao expirar comece recolhendo o abdômen, esvaziando a parte média e depois a alta dos pulmões. Esta respiração é útil para baixar os níveis de colesterol (15 min/dia) e para emagrecer (30 min/dia).

O efeito da respiração nas Ondas Cerebrais



Delta: 0 cps à 4 cps
O estado Delta é o nível de inconsciência, sono profundo.

Theta: 4 cps à 7 cps – 6 respirações/minuto.
É o estado de fronteira entre o consciente e o inconsciente. Estado do sono, transe meditativo. Neste estado as percepções do mundo físico ficam adormecidas e as percepções interiores se tornam mais vivas. O ser humano neste estado cria condições favoráveis para o surgimento de experiências psíquicas, regressão, projeção da consciência, viagens no tempo-espaço e interdimensional, é possível visualizar a aura. Este é o estado natural das plantas.

Alpha: 7 cps à 10 cps – 10 respirações/minuto.
Entrada no estado de consciência interior, transe leve com parcial afastamento do mundo sensório, relaxamento profundo, dimensão da estabilidade consciente. Favorável para os fenômenos de telepatia e clarividência. Neste estado acontece o domínio das tensões orgânicas e psíquicas. Os computadores e TV criam naturalmente este estado Alpha, tornando favorável para a abertura à programação subliminar e ao controle hipnótico. É o estado de devaneio, favorável as habilidades psíquicas, visão colorida nos sonhos, sensação de leveza e formigamento no corpo. Este estado é natural nos animais, que possuem um elevado senso de percepção, possibilitando-os enxergar além do espectro de cores e ouvir sons imperceptíveis ao ouvido humano.

Beta: 14 cps à 28 cps – 18 respirações/minuto.
Estado de Vigília, total consciência do mundo exterior, faixa vibratória onde atuamos com os 5 sentidos despertos, recolhendo e transmitindo as informações. Consciência tridimensional média.

Gama: acima de 28 cps.
Estado de perda de controle da consciência. Frequências vibratórias muito intensas, as reservas energéticas neuronais desaparecem. Perda completa da capacidade de raciocinar, pensar de forma lúcida e coerente. Descontrole psíquico total.

*CPS = Ciclos por segundo.

Exercícios de Pranayama:



Pranayama 4 tempos:
1 - Inspirar
2 - Reter o ar nos pulmões
3 - Expirar
4 - Reter os pulmões vazio.

Respiração Sulfi pelos 4 elementos:



Terra – Inspirar e Expirar pelo nariz.

Água – Inspirar pelo nariz e Expirar pela boca.

Ar – Inspirar e Expirar pela boca.

Fogo – Inspirar pela boca e Expirar pelo nariz.



5 - Pratyahara – retração dos sentidos



Controle da energia.
Controle dos sentidos.
Controle da ação.
Controle da mente.


6 - Dharana – Concentração




7- Dhyana – Meditação




8 - Samadhi – Hiperconsciência






Benefícios do Yoga



Alivia dores nas costas.
Aumento da flexibilidade.
Músculos mais definidos.
Maior disposição.
Menor estresse.
Respiração mais profunda.
Perda de peso.
Melhor qualidade do sono.
Mente mais calma.
Maior foco no trabalho.
Mais leveza nos relacionamentos.
Melhor humor.




Asthanga Sâdhana



As oito partes do Swásthya Yôga

Mudra – posturas com as mãos, gestos magnéticos de poder.

Puja – reverencia á divindade.

Mantra – vibração sonora.

Pranayama – controle da respiração.

Kriya – Limpeza do Ambiente através dos 5 elementos: terra, água, ar, fogo e éter. 
Limpeza Corporal: Trataka – olhos, Neti – fossas nasais, etc.

Âsana – Postura.

Yoganidra – Relaxamento.

Dhyana – Meditação.

Meditação Vipassana


Vipassana é uma meditação prática, que pode ser adaptada as circunstâncias do dia-a-dia.

Vipassana das Açãos: é a meditação da consciência de suas ações, de seu corpo, de sua mente, de seu coração, do seu humor, das suas emoções.
Andar com consciência.
Fazer tudo com consciência. 

Vipassana do Abdome: torne-se consciente da respiração, quando inspira seu abdome sobe, e quando expira, seu abdome desce.
Fique consciente do seu abdome subindo e descendo.
A criança está ligada a vida da mãe através do umbigo.
Atrás do umbigo está a sua fonte de vida.
Quando o abdome sobe é a energia da vida, a primavera da vida que está subindo e descendo a cada respiração.

Vipassana da Respiração: estar consciente da respiração desde a entrada pelas narinas.
Sinta a respiração passando por cada estágio do corpo, até chegar ao abdome.
E por todo o seu caminho de volta ao exterior.

Vipassana do Caminhar: Caminhar vagaroso, com a consciência dos pés tocando o chão.
O olhar baixo, olhando para o chão, apenas alguns passos a frente. Observe tudo que passa nas laterais, apenas observe, mas não se envolva, não julgue, apenas deixe passar .

Nenhum comentário:

Postar um comentário