Caer Arianrhod - O Ciclo das Estações - Sabbáts


Caer Arianrhod significa: Fortaleza de Arianrhod, ou a Via Láctea. Arianrhod é a deusa mantenedora do “Disco de Prata” que é uma Roda de Prata com oito raios que representam a Roda das Estrelas. A deusa Arianrhod é a representação da Mãe que é sempre virgem, aquela que dá a luz ainda que não pertença a homem algum. De seu trono astral, ela coloca tarefas a nossa frente enquanto a Roda da nossa vida vai girando. Arianrhod é a deusa de processos iniciativos e testes, mas também uma deusa de ciclos (Roda), ela é associada ao amanhecer, a claridade que vem ao mundo todos os dias e que parte com o auge do dia. 
A Roda do Ano gira no sentido do Sol (sentido horário). A trajetória do Sol em seu movimento circular, marca a paisagem na natureza, um período cíclico que se repete a cada ciclo da vida: nascimento (Imbolc / Clandemas), crescimento (Ostara), florescimento (Beltane), amadurecimento (Litha), frutificação (Lughnassad), envelhecimento (Mabon), morte (Samhaim / Halloween), decomposição (Yule) e novamente o renascimento, reiniciando o ciclo. Os antigos povos mantinham uma relação simbólica com a natureza. As transformações da natureza eram celebradas em festivais chamados Sabbats.
Os antigos povos Celtas eram povos nômades e pacifistas, eles permaneciam em determinado solo até que outro povo invasor os expulsassem para novas terras, somente quando chegaram á Irlanda é que os Celtas resolveram fixar sua morada e partiram para a batalha, lutando pelo seu território. Em função dessas constantes mudanças, a paisagem ao seu redor também sofria alterações, mediante as mudanças das estações em lugares diferentes. Em virtude disto os Druidas resolveram adotar um calendário fixo para a celebração dos seus Rituais, então adotaram o movimento das estrelas, a Astrologia (de origem Caldéia, estudo desenvolvido por Zoroastro), para marcar os seus Rituais, uma vez que em qualquer local onde estivessem o movimento das estrelas seguia sempre o mesmo curso.
O referencial do tempo druídico é muito diferente desse tempo linear que conhecemos. Quando um Druída ou uma Bruxa fala de tempo, se refere à energia do tempo maior, do tempo de Deus. As estações do ano, os Ciclos da Lua, os dias da semana e os planetas regem a hora de cada ação no plano terreno, porém a hora de Deus rege um tempo maior, rege o ciclo de tempo que o planeta Terra faz em torno do Sol, o ciclo do tempo que os Sóis percorrem dentro da Via Láctea, nossa Galáxia e o ciclo de tempo que as Galáxias percorrem no Universo conhecido por nós, e provavelmente o ciclo de tempo que os Universos a nós desconhecidos também percorrem. A Caer Arianrhod, a Roda do Ano Celta, segue este ciclo astrológico (conforme descrito na imagem acima) que comunga com a natureza de todas as coisas no universo.

SABBÁTS



Os Sabbáts são datas comemorativas que sinalizam um maior fluxo de energia, conhecendo sua natureza conseguimos alinhar o nosso propósito com a frequência da Natureza.
O termo Sabbáts vem do grego Sabatu e significa “Descansar”.
Os Sabbáts são as oito celebrações tradicionais cultuadas anualmente, se originam de antigas religiões pagãs europeias, celtas e xamãnicas.
Os quatro Sabbáts maiores, também chamado de os “Quatro Grandes Festivais” ou “Quatro Quartos” são: Samhain, Candlemas, Beltane e Lammas; acontecem entre os Sabbáts que marcam as quatro estações.
Os quatro Sabbáts menores que marcam a entrada das estações: 2 solstícios e 2 equinócios, também chamados de “Quartos Cruzados” são: Ostara (Primavera), Litha (Verão), Mabom (Outono) e Yule (Inverno). Os  Sabbáts dos “Quartos Cruzados” comemoram as forças da criação e transformação da natureza, marcando suas estações com festividades tradicionais Celtas.


Os 8 Sabbáts acontecem nas seguintes datas:


Tradição Celta – Hemisfério Norte



31/10 – Samhaim (Halloween).
21/12 – Yule (Alban Arthuan).
02/02 – Candlemas (Imbolc ou Oimelc).
21/03 – Ostara (Eostre ou Alban Eilir).
01/05 – Beltane.
21/06 – Litha (Alban Heflin).
02/08 – Lammas (Lughnassadh).
21/09 – Mabon (Alban Elfed).


Roda do Ano – segundo as estações no Hemisfério Norte:


02/02 – Candlemas (Imbolc ou Oimelc).

21/03 – Primavera - Ostara (Eostre ou Alban Eilir).

01/05 – Beltane.

21/06 – Verão - Litha (Alban Heflin).

02/08 – Lammas (Lughnassadh).

21/09 – Outono - Mabon (Alban Elfed).

31/10 – Samhaim (Halloween).

21/12 – Inverno - Yule (Alban Arthuan).

Tradição segundo as Estações no Hemisfério Sul:


02/02 – Lammas (Lughnassadh).
20 a 23/03 – Outono - Mabon (Alban Elfed).
01/05 – Samhaim (Halloween).
20 a 23/06 – Inverno - Yule (Alban Arthuan).
02/08 – Candlemas (Imbolc ou Oimelc).
20 a 23/09 – Primavera - Ostara (Eostre ou Alban Eilir).
31/10 – Beltane.
20 a 23/12 – Verão - Litha (Alban Heflin).
Algumas tradições adotam as datas dos solstícios e equinócios do hemisfério sul para os Sabbáts dos “Quartos Cruzados”, mas preservam as datas dos Sabbáts dos “Quatro Quartos”:
02/02 – Candlemas (Imbolc ou Oimelc).
20 a 23/03 – Outono - Mabon (Alban Elfed).
01/05 – Beltane.
20 a 23/06 – Inverno - Yule (Alban Arthuan).
02/08 – Lammas (Lughnassadh).
20 a 23/09 – Primavera - Ostara (Eostre ou Alban Eilir).
31/10 –Samhaim (Halloween).
20 a 23/12 – Verão - Litha (Alban Heflin).
Ao comemorarmos os Sabáts confraternizamos com festividades da tradição milenar, nos alinhando e participando da vibração enviada ao universo nestas datas por todos que comungam com esta mesma energia.
Alguns se afinisam com a energia dos Sabbáts tradicionais do Hemisfério Norte, por ser uma tradição milenar, mais antiga e conter uma cadencia mais frequente e energia mais ampla, uma vez que todas as Bruxas em todas as partes do mundo emitem uma vibração enviada nestas datas. Outros preferem comemorar as datas dos Sabbáts segundo as estações no Hemisfério Sul. É possível comemorar as datas tradicionais, apenas alterando o propósito relativo às estações no hemisfério sul. Não existe certo ou errado em magia, o que existe é afinidade. Descubra qual a frequência que mais se afinisa com o seu Ser. Dentro de um grupo podem acontecer divergências a respeito destas datas comemorativas, cabe ao grupo chegar a um consenso e aqueles que não estiverem de acordo, devem acatar a decisão do grupo e particularmente realizar o seu ritual de afinidade.

SABBÁT CANDLEMAS / IMBOLC / OIMELC


Outras Denominações: Candlemas, Imbolc, Imbole, Oimelc, Dia da Senhora
Data: 02/02
Horário3:00 hs
ElementoÁgua
EstaçãoHN – transição do Inverno – Primavera / HS – Transição do Verão - Outono
DireçãoNE - Noroeste.
Fase da Lua:Lua Emergente: é a lua que acontece entre a fase da Lua Nova para o Lua Quarto Crescente. Sua energia gera coragem para iniciarmos a ação necessária para se desenvolver um projeto. É o tempo da manifestação da semente plantada.
Deuses Cultuadosdeusa Bríghid, Santa Brígida
SimbolosEspuma do Mar, Semem, Flocos de Neve, Época de Lactação das Ovelhas
Talismã: Vassoura de Bruxa, Cruz de Santa Brígida
Animal Símbolo: Animais Aquaticos, Salmão, Golfinho
CelebraçãoBrighid deusa trípice Celta, do fogo, da criatividade e do renascimento. A chama da forja, a chama da inspiração da mente e a chama da cura. No HN a deusa virgem retorna de seu repouso nos meses de inverno, ela reaparece para trazer luz à escuridão, representa a luz, a purificação espiritual e a esperança para a primavera, quando haverá um novo plantio e com ele uma nova colheita. A deusa virgem simboliza a espontaneidade, a pureza da alma, os sonhos impossíveis que se acreditarmos se tornarão possíveis, a esperança com a chegada de um novo dia, um novo renascer, um novo amanhã. Neste dia celebra se a deusa Brighid com rituais de profecia, divinação e cura.
Ritual Celta: Varredura do círculo com uma vassoura de Bruxa. Realizado pela Alta Sacerdotisa do Coven, que porta usa uma coroa de 13 velas na cabeça. Procissão à luz de archotes para purificar e fertilizar os campos antes do plantio das sementes, glorificando e agradecendo as deidades e os espíritos associados. Traçar um círculo no chão e de dentro para fora “varrer” todas as coisas ruins de nossas vidas, depois disso, acender uma vela para iluminar o caminho do novo tempo e as coisas boas que irão acontecer.
Reflexão: Anuncia o começo de um novo Ciclo, de novas esperanças, de uma colheita melhor. É a chegada de um novo renascer, no qual as novas oportunidades serão dadas àqueles que estiverem sintonizados com a deusa.
TrilhaInspiração Esta trilha nos orienta a como encontrar o verdadeiro Awen, ou Inspiração. Suas fontes variam muito: livros, música, natureza, um senso de inter-relação com a criação. Quando encontrar-se inerte e sem desejos, explore essa trilha para encontrar motivação renovada. Esse é o caminho do poeta, que segue os sentidos do Outro Mundo, do paladar, do olfato, para seguir a imagem, a metáfora ou a palavra mais adequada, que contém a inspiração que flui por essa trilha.
Meditação - Itinerário para a Jornada: Como encontrar a verdadeira Inspiração Viaje voltado para o Nordeste, usando seus sentidos do paladar e do olfato para criar seus cenários. Chegue a uma caverna, onde está a deus Cerridwen, a Senhora do Caldeirão. Se pedir um trago de seu caldeirão, esteja prevenido, pois jamais será o mesmo novamente. Cerridwen pode lhe pedir algo em troca, como pagamento por este privilégio. Sirva-a de alguma forma: fazendo-lhe uma oferenda, ou deixando de comer algo durante um determinado período; ou ainda deixando de manifestar algum defeito de caráter em função de se tornar merecedor da sabedoria do Caldeirão de Cerridwen. Beba e siga as imagens, mudando de forma, transformando-se, se necessário, para poder acompanhá-la.
Rituais: A Força do Mar.
Varredura do círculo com uma vassoura de Bruxa. Realizado pela Alta Sacerdotisa do Coven, que usa uma brilhante coroa de 13 velas na cabeça. Procissão a luz de archotes para purificar e fertilizar os campos antes do plantio das sementes, para glorificar as deidades e os espíritos associados, agradecendo-lhes. Traçar um círculo no chão e de dentro para fora, varrer todas as coisas ruins de nossas vidas. Depois disto acender uma vela para iluminar o caminho do novo tempo e as coisas boas que irão chegar. Profecia, Divinação e Cura.
Vivência:Vassoura - Faça uma vassoura que sirva para limpar e purificar o seu lar. Escolha a madeira para o cabo: ramos de salgueiro (árvore sagrada para os Celtas), ou de outra árvore. Amarre os galhos com barbantes e fitas coloridas; pinte o cabo com as mesmas cores das fitas. Ofereça a vassoura a deusa, pedindo que ela consiga com o seu auxílio varrer e purificar seu ambiente. Com a vassoura normal, varra a casa para retirar as impurezas físicas, e com a vassoura mágica varra, sem que a vassoura toque no chão, as impurezas energéticas e miasmas que estiverem impregnando seu lar.
ÁguasMar
Cristais: Água marinha, Quartzo leitoso, Larimar
AlimentosSementes, nozes e castanhas.
Ervas: Alfazema, angélica, balsamo, verbena, flores brancas.
Banhos: Cura e Regeneração para o Sistema Imunológico.
Sistema: Imunológico.
Terapias: Banhos, Watsu, Massagem com Conchas
CoresBranco, azul claro
VelasBranca, azul claro, rosa, vermelha e marrom
Incensos: Alfazema, lavanda, manjericão, mirra
VestimentaBranco (transparência, purificação, mostra-se como se é realmente)


SABBÁT  OSTARA / EOSTRE / ALBAN EILIR



Outras DenominaçõesAlban Eilir, Rito de Eostre, Equinócio Vernal, Festival das Árvores.
Dataprimeiro domingo da Lua Cheia após o Equinócio de Primavera (HN) ou Equinócio de Outono (HS) – 21 á 23/03.
Horário: 6:00 hs.
Elemento: Ar.
EstaçãoPrimavera HN – Outono HS.
DireçãoL - Leste – Cura Espiritual.
Fase da LuaQuarto Crescente: Esta Lua é excelente pra a iluminação, conexão e afirmação de propósitos. É a fase de crescimento da semente, de um novo projeto; é quando está tomando forma, sendo criado, ganhando identidade e força.  A energia desta Lua favorece o crescimento total, as conquistas; agiliza a fluência das ações para conquistar as realizações; integra os opostos.
Deuses CultuadosEostre – Deusa Saxônica da Fertilidade, e Ostara – Deusa Alemã da Fertilidade, Deusas das Plantas e Senhor das Matas. Blodeuwedd Deusa Celta das Flores.
SimbolosOvos pintados com símbolos mágicos. O ovo é o símbolo da perfeição, da fertilidade, por ser o gerador da vida. Tem múltiplas funções dentro dos rituais de magia: sua casca representa a pureza oculta daquilo que ainda não foi revelado; a clara representa a prata, a Lua, o aspecto feminino, o passivo, a totalidade refletora do Ser, o potencial absoluto de tudo, o caráter e a personalidade; a gema representa o ouro, o Sol, o aspecto masculino, o ativo, o santo Ser Crístico, a plenitude e a realização espiritual, o impulso vital que orienta em direção ao autoconhecimento, a consciência de sua própria essência. O ovo contém em estado latente o Yin e o Yang, o ativo e o passivo, o masculino e o feminino. O ovo é a manifestação do indeterminado, do desconhecível e informa que embora oculto, está ativo. A fusão da personalidade (a clara) com a essência (a gema) da origem a criação de um novo ser. Como não é possível controlar o que ainda não tem forma, devemos aprender a aceitar com fé, pois o supremo poder da criação está por trás de tudo, devemos praticar a arte do “ócio”, a arte do “fazer sem fazer”.
Na Páscoa o ovo representa a ressureição, o retorno à vida. A autotransformação está em desenvolvimento, saibamos receber a força vital com fé e coragem para encontrar o nosso destino.
Talismã: Ovos pintados, sementes.
Animal SímboloAnimais de Pena. Ovíparos e também o Coelho, a Lebre. A Lebre convive diariamente com seus predadores e, no entanto, não deixa que o medo governe sua vida. “Lua da Lebre, que sua sabedoria permaneça comigo por toda vida”.
Celebração: Rito de Fertilidade, o nascimento da Primavera e o redespertar da vida na Terra. É a chegada de um Novo Tempo.
Ritual Celta: Equinócio de Primavera - OSTARA (HN).
Ostara celebra o Rito da Fertilidade, a Primavera (HN), na natureza tudo desabrocha. É o dia em que a Luz ainda está em equilíbrio com a escuridão, mas prepara-se para crescer. Magicamente é a chegada de um novo tempo. A Primavera começa dar vida, nascendo e renascendo do velho Inverno. A Deusa e o Deus passeiam pelos campos despertando a fertilidade e a força da Terra, é tempo de inícios.
A Deusa cobre a terra com um manto de fertilidade e juntamente ao Deus estimula todos os seres vivos a reprodução. O Deus agora mais maduro está cada vez mais forte, é tempo de enfeitar o altar com flores e frutos da época.
ReflexãoOstara é o momento propício para honrarmos a Mãe Natureza e todas suas criaturas mágicas. Período de recomeços; dedicar atenção e cuidados especiais com o que está se iniciando. Uma porta que se fecha, enquanto outra está se abrindo. Observe a igualdade existente entre a luz e as trevas, o poder das energias que começam a invadir algumas situações pendentes. Período de equilíbrio e harmonia em novos inícios.
TrilhaAbertura de Caminhos - Esta trilha está ligada à descoberta de sua orientação e da razão de sua vida, aos inícios e esperanças; é como o primeiro ingresso. É a trilha da criança que vê tudo como novidade. Explore esta trilha quando precisar descobrir seu caminho, no início de cada projeto.
Meditação - Itinerário para a JornadaDescoberta da Orientação e Razão de Vida - Descoberta da Orientação e Razão de Vida – Sente-se no centro do círculo, voltado para o leste, ou deite-se com seus pés apontando para o leste. Inicie a sua jornada nesta direção, usando imagens mentais de cenas da primavera, do ar, do vento, e das flores colorindo o seu caminho. Chegue a uma ilha onde há um castelo, em seu interior você encontrará a deusa Olwen, Ostara ou Blodeuwedd, sentada em um jardim. A deusa é jovem e bela e compreende a natureza da restrição e a necessidade de liberdade. Peça-lhe um conselho e faça o seu pedido. A deusa levantará e caminhará, a cada pegada que ela deixa, surge um trevo; ela o conduzirá a uma imagem que simbolizará a resposta ao seu conselho e seu pedido. Veja para onde ela o conduzirá. Memorize sua jornada e retorne.
RituaisOs Bruxos acendem fogueiras ao nascer do sol, se rejubilam, tocam sinos e decoram ovos cozidos (símbolos da fertilidade) com símbolos mágicos, estes ovos serão lançados ao fogo ou enterrados como oferenda à Deusa da Fertilidade.
VivênciaOvos Coloridos - cozinhe alguns ovos e depois de frios, decore-os com desenhos (Sol, Lua, Estrelas, Pentagrama, etc), pintando os ovos com as cores do seu desejo: rosa – amor, amarelo – prosperidade, azul – tranquilidade, verde – cura, violeta – transmutação. Coloque-os numa cesta e deixe-a em seu altar. Presentei aos amigos com os ovos decorados.
Instinto: Olfato.
Águas: Nascente.
CristaisCornalina, granada, hematita, jaspe vermelho. Crisocola (feminino), Unakita. 
Alimentos: Ovos cozidos.
ErvasArtemísia, Narciso, Madressilva, Jasmim, rosa, morango, violeta.
Banhos: Fertilidade e Revigorante
Prepare um Banho em água perfumada com flores para atrair o amor, a sorte e a saúde. É o momento do ano excelente para plantar sementes de novas metas mágicas.
Sistema: Reprodutor.
Terapias: Florais.
CoresDourado, verde e amarelo.
Velas: Dourada, verde e amarela.
Incensos: Jasmim, rosa, sálvia, violeta e morango.
Vestimenta: Dourado (vibrante, nobre, amor), verde (justo, equilibrado, bondoso, amistoso, sociável, interesseiro, espera retorno), e amarelo (alegria, atenção, otimismo).

SABBÁT  BELTANE




Outras Denominações: Beltaine, Dia da Cruz, Rudemas, Walpurgisnacht.
Data: 01 de maio.
Horário9 hs.
Elemento: Fogo.
EstaçãoBeltaine - Transição da Primavera/Verão HN; transição Outono/Inverno HS.
Direção: SE - Sudeste.
Fase da LuaLua Convexa: É a fase que acontece entre a Lua Quarto Crescente e a Lua Cheia. Sua energia revela a verdade oculta nos obstáculos e acontecimentos que ocorrem nas transformações. É a fase do florescimento e dos detalhes para garantirmos a nossa colheita.
Deuses Cultuadosdeusa Danu, Dana ou Ana e o deus chifrudo Cernunnos, Belenus deus Celta do Fogo e do Sol.
O deus Cernunos (Bretanha) ou Cornudo (Irlanda), era o símbolo de virilidade necessária á fertilidade, o lado masculino e ativo. A contraparte feminina de Cernunos era a deusa Nua da Lua Branca que é a grande mãe que cria, o passivo, o feminino na Natureza. É o Ritual mais oculto e eficaz dos Celtas, onde era feito a colheita das azevinheiras, árvore bendita que ardia e tinha a virtude de curar as doenças.
SimbolosFogueiras de Beltane, Dragão. As Fogueiras de Beltaine (Dia de São João) teve sua origem nos ritos Celtas relacionados com a chama catártica da azevinheira ao arder.
TalismãGuirlandas – Faça guirlandas de flores coloridas para presentear as mulheres e coroas de folhagens para presentear os homens. Faça uma circunferência de arame e com o auxílio de linhas arranje as flores e folhagens nela. Mentalize situações positivas e alegres. Presentei os amigos com os arranjos.
Animal SímboloFalcão. O Falcão nos ensina a despertar a visão do nosso Olho Interior, trabalhando nossa capacidade de enxergar as verdades que estão ocultas. Para que essa sensibilidade se manifeste, será preciso aperfeiçoar nossa relação com o mundo. “Lua do Falcão, que seu voo ágil esteja sempre comigo”.
CelebraçãoCerimonial Druida do Fogo, celebra a união da deusa com seu consorte, festival da fertilidade, celebra o retorno do sol. Neste dia é celebrado a união dos princípios masculino e feminino na Natureza. Época da pastagem dos gados.
Ritual CeltaPara os Celtas o dia começa com o anoitecer, a cada anoitecer lembra-se que a deusa com sua magia e seus mistérios reinará através da Lua, das emoções e das intuições. Mostrando-nos o que enquanto os homens se acalmam e repousam depois de um dia intenso de trabalho externo, os Sacerdotes e Sacerdotisas começam a semear um novo dia nos mundos internos. Entre o acordar e o dormir, descansar e trabalhar, morrer e nascer, fazem do dia e da noite momentos preciosos e de intensa comunhão entre o masculino e o feminino. É preciso que as duas polaridades estejam em perfeita sintonia para que a Natureza possa se manter equilibrada. Enquanto o Sol é o deus que ilumina o dia, projetando a sua luz; a Lua é a imagem refletida que ilumina a noite. Homens e mulheres precisam estar juntos para que a comunhão perfeita entre o deus e a deusa possam refletir em momentos de intensa união e perfeição.
ReflexãoOs sentidos estão aguçados para a observação do mundo no seu entorno. Desperte sua paixão pela vida, perceba a beleza e a sensualidade do seu ser. A luz está brotando em todos os caminhos, fertilizando com alegria sua vida e seus projetos. Entre em contato com o outro mundo, aguce sua intuição, favoreça sua vida física com espiritualidade.
Trilha: Força - Fala da confiança e da beleza, da consciência e do uso das habilidoso dos talentos pessoais. A força é muitas vezes confundida com o pode ou com a agressão, pois nós conhecemos pouquíssimas pessoas realmente fortes em nosso mundo. Esse é o caminho do guerreiro, que age como um guardião defensor da liberdade. Ele usa o sentido do tato no outro mundo e conhece o verdadeiro equilíbrio entre o corpo e o espírito. Explore essa trilha quando sentir-se fraco e esgotado.
Meditação - Itinerário para a Jornada: Confiança e Consciência do uso das Habilidade e Talentos Naturais - viaje voltado para o sudeste, usando seu sentido mundano do tato par formar suas paisagens. Entre as colinas encontrará uma garganta e nela a entrada para a forja onde Gofannon, o ferreiro, estará trabalhando. Entre e peça por sua ajuda. Ele lhe fará uma arma, armadura ou amuleto que lhe trará força, em troca de seu trabalho como auxiliar na forja. Ouça os seus conselhos, pois ele é um home de força.
RituaisTrace um círculo de 3 metros de diâmetro, coloque 2 estatuetas representando o deus e a deusa no topo do altar voltado para o leste, acenda um incenso de olíbano e coloque o selo de Salomão ao lado de cada estatueta, um punhal ao lado do deus, um cálice com vinho ao lado da deusa, coloque 13 velas verde escuro em torno do círculo, uma coroa de flores (primaveras, margaridas, prímulas, malmequer) no altar diante dos símbolos, um pequeno mastro (1m) decorado com fitas coloridas e flores. Acenda o incenso e as velas e peça ao deus e a deusa que traga a felicidade e união para a sua vida.
VivênciaFogueiras de Beltane – Junte 9 galhos de árvores, recolha-os em ocasiões e lugares diferentes. Eles representaram a fogueira. Enfeite-os com folhagens e amarre-os com fita verde. Ao comemorar o Beltane, queime este arranjo, pedindo a deusa que traga felicidade e amor para sua vida.
Vivência: Presente das Fadas – Faça um passeio no campo e leve tiras de tecido com as cores adequadas para o seu pedido: rosa = amor; laranja = abundância e prosperidade; verde = regeneração; azul = cura; vermelho = proteção; amarelo = intelectualidade; branco = tranquilidade. Pendure as tiras de pano numa bonita árvore e peça ao reino das fadas que o auxiliem em seu desejo.
Instinto: Tato.
Águas: Rios.
Cristais: Esmeralda, Rubi, Cornalina, Safira, Quartzo Rosa.
Alimentosfrutas vermelhas (cerejas, morangos), saladas de ervas, ponche de vinho rosado ou tinto, bolos redondos de aveia ou cevada (bolos de Beltane) para serem divididos em porções iguais.
ErvasSementes de cardamomo; cravo-da-Índia; folhas de pitanga; pétalas de rosas vermelhas, primavera, margarida, malmequer, hera.
Banhos: Atração – Banho Estimulante: Óleo Essencial de Cravo, Óleo Essencial de Canela, Óleo Essencial de Cardamomo e Óleo de Amêndoa.
SistemaCirculatório.
TerapiasCromoterapia: Tratamento com Cores e Luzes; Aurasoma: Terapia Holística constituída de Óleos balanceados, Aromaterapia e Cristais.
Coresverde escuro.
Velasverde escuro.
IncensosOlíbano.
Vestimentaverde escuro ou enfeitada com fitas coloridas.

SABBÁT  LITHA / ALBAN HEFLIN



Outras Denominações: Alban Helfin, Midsummer, Solstício de Verão.
Data: 21 á 24/06
Horário: 12:00 hs.
Elemento: Fogo.
Estação: Litha - Solstício de Verão HN; Solstício de Inverno HS.
Direção: S – Sul: a direção Sul proporciona a Cura Emocional. Os ventos que sopram do Sul trazem uma aventura inesperada um rumo não previsto na caminhada.
Fase da Lua: Cheia: É a fase áurea do projeto, quando a nossa percepção está mais aguçada, para vivenciarmos o sucesso da realização, evitando a euforia e o exagero. A energia e vibração da Lua Plena são fortíssimas, trazendo força psíquica, clarividência, favorecendo a prosperidade, a abundância e a plenitude em todos os sentidos. O Plenilúnio transmuta qualquer ação ou pensamento negativo, em positivo.
Energia: União.
Deuses Cultuados: a Deusa; Mãe Terra; Pã o Fauno guardião da floresta e encantador das Ninfas; e as Fadas Sidhe.
Símbolos: Sol.
Talismã: Varinhas e Bastões Mágicos.
Animal Símbolo: Cisne, Animais selvagens.
Celebração: Festival de renascimento do Sol, Ritos de Fertilidade, Adoração ao Sol. Momento de fertilidade e luz. É o tempo de festa; de Pã e das Fadas (o povo de Sidhe, que só pode ser percebido como luzes fracas durante o crepúsculo) dançam envoltas em Magia, no dia mais longo do ano, proporcionando aos que os celebram o dom da segunda visão.
Ritual Celta: Colher ervas mágicas, cortar varinhas divinas e bastões, época de magia, divinação e cura. Realizado em uma clareira da floresta, jardim afastado, topo da colina ou qualquer lugar na natureza. É um bom dia para colher ervas mágicas para encantamentos e poções, rituais de cura, divinações e todas as formas de magia, especialmente as magias de amor.
Reflexão: Medite e faça uma reflexão, em como os seus talentos podem auxiliar as pessoas no seu entorno. Trabalhe com as energias dos elementais. Celebre a sua vida, reverencie seus dons, seu corpo. Sinta a alegria que o cerca neste período. Reverencie a luz e o calor da luz solar, das fogueiras; para que essas luzes proporcionem a cura de todos os seus males.
Trilha: Vir a ser: esta trilha nos mostra a como acessar o seu poder e seu propósito; é uma trilha para a descoberta dos seus dons e sobra a busca pelo autoconhecimento. Este é o caminho do jovem, que embarca em busca do seu propósito e sentido de vida. Explore esta trilha quando precisar desenvolver uma nova habilidade, quando estiver tentando encontrar meios eficazes de prática ou quando estiver diante de entrevistas ou opositores difíceis.
Meditação - Itinerário para a Jornada: Como acessar seu Poder e seu Propósito. Voltado para o sul, viaje pelas imagens do verão e do calor. Você chega a uma ilha rochosa onde vice Scathach, a guerreira que treina os heróis em potencial. Ela o desafiará a desembarcar e, se você desejar, lutar com ela. Você se vê na ilha, no solo, levante-se e peça para que ela o treine. Ela poderá lhe ensinar o salto da salmão, a superar dificuldades com agilidade e destreza, ao cruzar uma estreita ponte a sua frente. Quando estiver suficiente treinado, cruze a ponte atrás dela e siga para uma nova parte do seu treinamento.
Rituais: Acenda 2 velas, uma verde para Pã e uma branca para as Fadas, formule um pedido e imagine o deus Pã dançando e tocando a sua flauta de Pã, tendo como séquito, as pequenas criaturas aladas; esta é a dança da realização, seu movimento mágico construirá, pouco a pouco, aquilo que você pediu.
Vivência: Cordão da Sorte – Faça um cordão traçado com 3 fios coloridos. Escolha as cores adequadas para as suas necessidades. Coloque nove penas coloridas. Ao confeccionar este colar, mentalize seus desejos. Pendure-o em seu quarto.
Vivência: Colhendo Ervas – Este é o período ideal para se colher as ervas necessárias para o uso durante todo o ano (Dezembro – Yule). Se não for possível colher no pé, compre-as nesta época. As ervas frescas podem ser preparadas para a secagem e depois embaladas para serem usadas durante o resto do ano.
Da Sardenha, início do século XX, vem um Ritual onde na época de Beltane (01/05), era costume uma rapaz da aldeia se apresentar diante de uma moça para pedir como sua Camare (namorada) e se oferecer para ser seu Compare (namorado) e então  era plantado em um vaso sementes, que deveriam ser colhidas na véspera de São João (23/06), se a planta estivesse desenvolvida era sinal de que o relacionamento floresceria; então levavam o vaso e quebravam na porta do templo, depois comemoravam junto com os outros casais aldeões, dançando em círculos; esta festa é a Quadrilha que hoje é celebrada nas Festas Juninas aqui no Brasil.
Instinto: Visão.
Águas: Lago.
Cristais: Pedras Verdes: Esmeralda, Jade, Aventurina, Peridoto.
Alimentos: Vegetais frescos, frutas, pão de centeio integral, cerveja e hidromel.
Ervas: Erva-de-São-João, Camomila, Sabugueiro, Funcho, Cânhamo, Lavanda, Samambaia, Artemísia, Pinheiro, Rosas, Tomilho, Verbena, Malva-cheirosa, Aloé, Girassol.
Banhos: Relaxante: O. E. Lavanda - Excelente calmante, libera a tensão e acalma a ansiedade, combate a insônia.
Sistema: Nervoso.
Terapias: Escalda-pés, pé-de-lúvio, Terapia com Pedras Quentes.
Cores: Verde, azul e branco.
Velas: Verde e branca.
Incensos: Olíbano, Limão, Mirra, Pinho, Rosa e Glicinia.
Vestimenta: Branca de tecido esvoaçante como as fadas e veludo verde musgo.

SABBÁT  LAMMAS / LUGHNASSADH




Outras DenominaçõesLughnasadh, Ingnasad, Festival da Colheita, Cornucópia, Thingtide.
Data: 01 ou 02/08 – 1ª Lua Cheia no signo de Leão.
Horário: 15:00 hs.
Elemento: Terra.
EstaçãoLughnasadh – Verão/Outono HN; Inverno/Primavera HS.
Direção: SO - Sudoeste.
Fase da LuaLua Disseminadora – É a fase entre a Lua Cheia para a Lua Minguante. Sua energia direciona e dispersa os instintos primitivos para fortalecer o nosso poder. É a hora da colheita, um momento propício à avaliação e introspecção para a clareza dos resultados.
Deuses CultuadosLugh - deus Sol e Anciã - mãe da colheita,
SimbolosCornucópia, Trigo e Pão.
TalismãCornucópia. Espada de Luz de Lugh. Boneca de Milho.
Animal Símbolo: Lobo.
CelebraçãoFestival da Colheita, dedicado ao trigo e ao pão. União sagrada da deusa e seu consorte; ritual de proteção e homenagem ao deus Lugh (deus Celta do Sol); Festival dos Grãos, culto á morte do deus sagrado (correspondência com o Ritual Egípcio de Osísris). É um festival pré-colheita, o ponto de virada da Mãe Terra, onde as últimas ervas são colhidas. Na Celebração da Colheita a Espada de Luz de Lugh ceifa o primeiro grão dourado do trigo. Marca a estação da colheita e o declínio do verão no HN.
Ritual CeltaOs Rituais e celebrações eram feitos para assegurar uma colheita farta e um inverno ameno. Celebração da união da deusa Mãe Terra e seu consorte o deus Lugh (Irlanda e também conhecido como Llue na Bretanha e Gales).
ReflexãoReflita sobre as energias e grãos colhidos, que existem dentro de você. Período favorável para a obtenção de benefícios e prosperidade em seus caminhos. Agradeça pelo alimento adquirido tanto no mundo físico, como espiritual; pois eles lhe proporcionam a sustentação. Doe alimentos para os que necessitam.
Trilha: Percepção.
Meditação - Itinerário para a Jornada: Equilíbrio e habilidade de estabelecer conexões para encontrar o conhecimento profundo; ser receptivo para a maturidade.
Rituais: Dia de agradecer á Mãe Terra fazendo uma boneca de milho: pegue uma espiga de milho e transforme-a em uma boneca. Coloque-a em um lugar de destaque em sua casa, ela simboliza a Mãe da Colheita, a energia que gera as forças para colhermos todas as coisas boas que plantamos em nossas vidas.
VivênciaFazendo Pão – Escolha uma receita de pão e faça com carinho, fazendo os seus pedidos. Distribua-o entre seus amigos. Este é um período para pedir aos deuses, em especial a Lugh, para que abra os seus caminhos para a prosperidade e abundância. Faça uma lista de suas metas em um papel em branco. Acenda 5 velas laranjas em seu altar, mentalizando que suas metas estão sendo alcançadas. Queime o papel em seu caldeirão.
Instinto: Audição.
Águas: Fonte.
Cristais: Esmeralda, Jade, Cornalina, Ágata laranja, Citrino.
Alimentos Pães caseiros (de trigo, aveia ou milho); bolos (cevada, nozes); cerejas silvestres, maçãs, arroz, torta de cereja, vinho de sabugueiro, cerveja, cordeiro assado e chá de olmo.
ErvasTrevo, Artemísia, Verbena, raiz de gengibre fatiada; alecrim, camomila, lavanda, tomilho, pinho, erva-de-São-João.
BanhosBanho Equilibrante: Este banho tem como finalidade harmonizar o indivíduo  consigo mesmo, com seu grupo vibratório afim ou mesmo predispô-lo a níveis de consciência mais elevados. Este banho pode ser usado em qualquer fase da lua, em qualquer horário. Ingredientes: Óleo Essencial de Alecrim ou Folhas de Alecrim; Óleo Essencial de Melaleuca/Tea Tree e Óleo de Gengibre ou pedaços de gengibre.
Sistema: Digestivo,
Terapias: Aromaterapia - Terapia que utiliza Óleos Essenciais.
Cores: Laranja e amarelo.
Velas: Laranja e amarela.
IncensosAloés, Rosa e Sândalo.
VestimentaTons de terra: marrom, laranja e verde.


SABBÁT  MABON / ALBAN ELFED



Outras Denominações: Mabon, Alban Elfed, Sabbát de Outono HS, Sabbát de Primavera HN, 2º Festival da Colheita). 
Data: 21/09 - primeiro dia do outono HS, primeiro dia da primavera HN.
Horário: 18:00 hs.
ElementoÁgua. Instinto: Fala.
EstaçãoEquinócio de Outono.
DireçãoO – Oeste: A direção Oeste trabalha a Cura Física. Os ventos que sopram do Oeste nos dizem que o que tem que morrer, morrerá; portanto se desapegue.
Fase da LuaMinguante: É a Lua do balanço das recompensas, das descobertas, dos feedbacks; absorvendo o reaprendizado para utilização no novo plantio; trabalhando com o desapego e sentindo a energia do morrer para renascer. Sua energia e vibração são poderosas para neutralizar, limpar e cortar todo o mal e tudo o que possa ser nocivo em nossas vidas; sendo propícia para trabalharmos com o nosso lado sombra, tirando nossas máscaras, nossos medos, limpando as nossas mágoas para fortalecer nossa verdadeira essência.
Deuses Cultuados: Mabon (deus do amor, da beleza e da juventude) ou Maponos ou Pryderi (o filho divino), Manannan, deusa Perséfone.
Símbolos: Outono, simboliza o recolhimento para se preparar para o rigor dos meses de inverno. Término da Colheita dos Grãos.
Talismã: Folhas, Cornucópia, Maçã e Romã. Levar durante todo o dia sementes de Romã no bolso, elas nos ajudarão simbolicamente em nossa jornada.
Animal Símbolo: Gamo e/ou Veado. O Gamo é um animal poderoso, totem do deus cornudo Cernunnos e do Mago Merlim, confere força, dignidade e a qualidade da persistência.
Celebração: Festival da Colheita, término da colheita dos grãos, cerimônia de iniciação. Representa a nossa jornada espiritual rumo á escuridão do inverno, para ali descobrir a nossa luz. Simboliza a sobrevivência da natureza através dos improdutivos meses de inverno. 
Ritual Grego: A Lenda de Perséfone, Rito de Iniciação. A iniciação invernal, simbolizada pela descida de Perséfone ao mundo de Hades, o inferno mitológico, refere-se a entrada na Escola Amentiana de Magia Branca. Amenti era a esfera Netuniana submersa, onde os gregos e egípcios deveriam realizar façanhas heróicas com a finalidade de recuperar a sua herança: a Energia Rejuvenescedora. Na lenda de Prosérpia (Perséfone), Core (Coração, a natureza que vai ao mundo inferior) a filha de Ceres (Deméter, Senhora da Colheita). Hades havia se enamorado de Core e levou-a para o seu mundo, Ceres ficou enlouquecida com o seu desaparecimento, e quando soube o que havia ocorrido e enviou o deus Hermes (Mercúrio) para procurar sua filha no Reino de Hades, para trazê-la de volta. Hermes simboliza os Senhores da Mente que ajudaram a Prosérpia (a filha da Natureza) para que a primavera pudesse voltar á terra. Mas Perséfone já estava reinando no mundo dos mortos, ao lado de seu esposo o terrível deus Hades. Foi realizado então um acordo para que Perséfone passasse 6 meses do ano na Terra e 6 meses do ano no Reino de Hades; assim em Ostara (Primavera) Perséfone retorna á Terra, trazendo a Primavera; e em Mabon Perséfone retorna ao Reino de Hades, e a natureza na Terra se recolhe. 
A Primavera é a energia rejuvenescedora que flui na natureza. Nas Escolas Esotéricas esta lenda é conhecida simbolizando o retorno de uma viagem, repleta de experiências nas regiões do Hades-Amenti, realizadas pelas almas que reencarnarão. Para os Egípcios simboliza a época em que seriam postos em liberdade os átomos mumificados, mantidos nos corpos embalsamados das múmias. Os Kas (entidade astral) desses corpos, são libertados depois de um longo período de reclusão e trabalharão para ajudar a humanidade a recuperar a liberdade e independência da natureza animal inferior nela existente.
A deusa Perséfone também é representada pela Lua Nova, que também é cultuada no Sabbát de Mabon (Equinócio de Outono). Perséfone é a deusa mágica e misteriosa, delicada e ao mesmo tempo forte, fascinante, dotada da beleza eterna. Devido á estas características, as Sacerdotisas de Perséfone dificilmente aparentam a idade que realmente tem, herdam da deusa o dom da eterna juventude. 
ReflexãoRefletir sobre as coisas que passaram, coloque ordem em suas questões físicas, mentais e emocionais. Faça um balanço de sua vida. Armazene as lições vividas no último ano, harmonize-se com os frutos colhidos. Prepare-se par o novo ciclo que se inicia, em que a sabedoria sempre estará a crescer.
TrilhaInteriorização: nos fala da assimilação e da compreensão, da realização e do desejo. É o caminho do adulto, que busca viver com responsabilidade e trazer a cura, procurando pela iluminação que o torne mais profundamente humano. Explore esta trilha quando precisar assimilar o melhor modo de agir quando os problemas forem muito opressores, quando precisar de paz e quando os desejos lhe fugirem ao controle.
Meditação - Itinerário para a Jornada: Voltado para o Oeste, visualize imagens do outono e de água, para criar seu cenário. Imagine que chegando á uma ilha repleta de macieiras, onde se encontra com a deusa Morgen, a rainha de Avalon (esta deusa tem ligações com Morrínghan; em Avalon Morgen é uma guardiã e possui o dom da cura). Morgen o convidará para ouvir o canto dos pássaros do crepusculo e você poderá repousar no pomar, e vivenciar o sono curativo. Lembre-se das imagens de seu sonho e use-as para solucionar seu problema. Se você pedir Morgen poderá ajudar a interpletar seu sonho.
Rituais: Iniciação - Cerimônias de Iniciação pela Alta Sacerdotisa e pelos Sacerdotes do Coven. Rapto de Perséfone. Rito de descida da deusa Perséfone ao Submundo de Hades.
VivênciaVivência da Boneca de Espiga de Milho – Fazer uma Boneca de Espiga de Milho, enfeitando-a com laços de fita na cor vermelha, pedindo para que traga abundância no próximo ano. Queime a Boneca de Espiga de Milho do ano anterior, em agradecimento as bênçãos recebidas.
Vivência da Oferenda com Maçãs – Coloque em seu altar ou jardim, maçãs em honra aos elementais da terra; Gnomos e Duendes.
Vivencia da Bebida do Amor – Esquente sidra de maçã, acrescente canela em pau e pedaços de maçã. Mentalize que esta bebida adicionará amor em sua vida e boas energias advindas do sol em suas caminhadas.
Instinto: Audição.
ÁguasChuva.
CristaisLápis-lazúli, Safira, Ágata, Cornalina.
Alimentos: derivados do milho e do trigo, pães, nozes, vegetais, maçã, romã, raízes (cenoura, cebola, batata), e cidra.
ErvasRamos de Alecrim; Aniz-Estrelado, madressilva, mirra, flor de maracujá, Folhas de Romã.
BanhosBanho Fortalecedor: acrescente á água do banho - Óleo Vegetal de Girassol, Óleo Essencial de Bergamota, Óleo Essencial de Mirra e Óleo Essencial de Olíbano.
Sistema: Linfático.
TerapiasFitoterapia - tratamento realizado com ervas medicinais.
Cores: Cores terrais: Marrom, Verde, Laranja e amarela.
VelasMarrom, Verde, Laranja e amarela.
Incensos: Benjoim, Mirra, Sálvia, Flor-de-maracujá, Papoulas vermelhas.
VestimentaCores terrais: Marrom, Verde, Laranja e amarela.

SABBÁT SAMHAIN / HALLOWEEN


Outras Denominações: Samain, Hallowmas, Véspera de Todos os Santos, Véspera de Todos Sagrados, Festival dos Mortos, 3º Festival da Colheita)
Data: 31/10.
Horário: 21:00 hs.
Deuses Cultuados: Samhain, Deusa Tríplice da Lua: Ártemis a Donzela, Deméter a Mãe e Hécate a Anciã, Morrigham (Mari, Morgana), Maeve (Mabde, Badbh), Macha, Emain, Cerridwen.
Simbolos: Corvo, Cabeça de Abóbora, Esqueleto.
Elemento: Terra. Instinto: Visão.
Estação: Samhain
Direção: NO – Noroeste: quando os ventos sopram do noroeste, são ventos que trazem mudanças, mudam a temperatura, mudam as vibrações, anunciam uma nova estação.
Fase da Lua: Lua Balsâmica: É a fase que acontece entre a Lua Quarto Minguante e a Lua Nova. Sua energia é regeneradora, libertando-nos de tudo o que é falso, dissolvendo os nossos apegos e as nossas limitações; encaminhando-nos para novos caminhos. É a Lua da renovação, da meditação, da purificação e da preparação para o novo ciclo.
Animal Símbolo: Corvo.
Instinto
Celebração: Halloween homenageia o Ano Novo Celta; corresponde ao término do Verão e a chegada do inverno no Hemisfério Norte, quando o Sol começa a declinar e a perder a sua força. Esta Celebração marca final do Verão e a chegada do Inverno.
É quando armazenamos as nossas forças, o fruto de nossa colheita realizada no Equinócio de Outono (Mabon) e nos preparamos para o inverno, para a descida nas sombras interiores do nosso Ser. Após a cerimônia de Iniciação realizada no Mabon, no Halloween iniciamos a nossa Jornada Espiritual rumo à escuridão, para ali descobrirmos a nossa Luz.
Neste dia os Portais que separam o nosso mundo do mundo mágico (Sidh) se abrem e todos os seres encantados vêm nos visitar. Este é o dia de se reverenciar ao Espírito dos Mortos, ao Espírito dos nossos Antepassados. Neste dia os espíritos dos mortos percorrem a Terra e vem visitar seus parentes.
O Esqueleto simboliza a imortalidade, uma vez que os ossos são a parte mais resistente e a última a se decompor com a morte do corpo físico.
Samhain era o Senhor Celta da Morte e governante de todas as forças das trevas. Nesta data acreditava-se que Samhain permitia que as almas dos mortos voltassem aos seus lares terrenos, com o intuito de transmitir o conhecimento dos antepassados aos seus sucessores.
A Véspera de Todos os Santos (31/10)  representava a deterioração e a transformação das forças naturais. Já o dia seguinte, o Dia de Todos os Santos (01/11) homenageia-se aos Espíritos Iluminados que atravessam aos Portais e vem a Terra para iluminar aos homens no novo ano, no novo ciclo que se inicia.
Este dia é dedicado à meditação, recolhimento e introspecção; é a época certa para se fazer pedidos para o novo ano que se inicia. Favorável à divinação com Bola de Cristal e Runas. Fazer preces para as almas e famílias do plano espiritual. Fazer pedido secreto diante do espelho a luz de velas e queimar estes pedidos no caldeirão a meia-noite, para que os Seres encantados realizem os nossos desejos.
Ritual Celta: Para os Celtas o Dia começa ao anoitecer. A cada anoitecer lembram-se que a Deusa, com sua Magia e seus Mistérios reinará através da Lua, das emoções e das intuições. Mostrando-nos que enquanto os homens se acalmam e repousam depois de um dia intenso de trabalho externo, durante a noite, os Sacerdotes e Sacerdotisas começam o semear de um novo dia nos mundos internos.
No dia 31/10, ao pôr-do-Sol (18:00 hs) por ordem dos Druídas, o povo Celta apagava o fogo da lareira de suas casas. Mais tarde, as 21hs, o Arquedruída acendia uma fogueira sagrada, invocando a Sabedoria dos Espíritos dos Antepassados. Este fogo era distribuído por todos os Lares. O Fogo Sagrado era transportado por Cavaleiros, através de carvões em brasa, carregados em lanternas confeccionadas na abóbora (moranga) ocas e com aspecto de cabeças humanas. A intenção era a de que a Luz Divina se instalasse na mente das pessoas. Depois de reanimar o fogo nas lareiras domésticas, as lanternas de abóbora eram colocadas na janela, para afastar aos maus espíritos e comunicar ao povoado que naquele Lar o Fogo Sagrado havia se instalado; o que equivale dizer que os lares que expunham a lanterna na janela compactuavam com a Luz, em meio as trevas invernais. Este Fogo Sagrado deveria queimar na lareira, incessantemente, durante todo o Inverno; até que a Primavera retornasse trazendo o calor e a luz do Sol de volta. Se acaso este fogo se apagasse em algum lar, era sinal de mau agouro.
Reflexão: Perceba o mundo físico e espiritual à sua volta. Faça uma reflexão sobre a sua ancestralidade. Reverencie seus mortos. Este é um período em que é preciso morrer em muitas coisas. Trabalhe com o desapego. Armazene boas idéias e pensamentos. Aprenda a armazenar coisas materiais, cuidando dos seus pertences e valores, e evitando os desperdícios. Analise o ano que se passou e estabeleça metas para o próximo ano.
Trilha: Purificação: trata do auto esclarecimento e da verdadeira visão. O outro nome para este caminho é “a primeira morte”, e geralmente funciona como uma importante parte do desenvolvimento do aprendiz, limpando, purificando sempre que necessário. Esse ato de reprocessamento tem de ocorrer em todas as experiências espirituais e assinala o final de um ciclo e o início de outro. Esse é o caminho do druída-vidente, que segue o sentido da verdadeira visão do Outro Mundo para enxergar o coração de todas as coisas. Explore essa trilha quando necessitar de verdade e de justiça, ou quando precisar de purificação para executar um determinado trabalho.
Meditação - Itinerário para a Jornada: Viaje astralmente, voltado para o Noroeste, usando seu sentido mundano da visão para orienta-lo e para criar o cenário. Você desce ao Mundo Inferior, onde encontra Arawn em seu salão. Diante dele está o Caldeirão do Renascimento; deposite em seu interior qualquer parte sua que deseje curar, e veja o que salta do caldeirão em seu lugar. Isso pode ocorrer na forma de símbolos. Apanhe o objeto e coloque-o diante de seu corpo, permitindo que o símbolo penetre em seu interior.
Rituais - Vivência: Afastando o mal e atraindo o bem – Esta é uma época propícia para queimar energias negativas e maus pensamentos, dificuldades, obstáculos e doenças. E uma época boa para atrair boas energias para o novo ciclo que se inicia.
Escreva em duas folhas de papel em branco, sem pauta. Numa escreva tudo o que deseja que seja eliminado de sua vida: problemas, situações e energias que lhe causam mal; na outra escreva o que quer atrair para sua vida: projetos novos, saúde, prosperidade, amor, etc. No final de cada folha escreva: “Se for para o bem de todos.” Acenda uma vela preta em seu caldeirão e queime primeiro o papel em que está escrito o que deseja eliminar de sua vida, enquanto queima mentalize tudo o que descreveu, desaparecendo definitivamente de sua vida; peça ao deus que morre que elimine as forças negativas de sua vida; espere a vela apagar. Depois acenda uma vela laranja em seu caldeirão e queime o papel com os pedidos; mentalize a realização de todos eles; coloque no fogo algumas folhas de louro com um pouco de açúcar; mentalize a deusa elevando seus desejos aos deuses.
Águas: Névoa (água de Ar).
Cristais: Dolomita, Obsidiana, Ônix e Turmalina Negra.
Alimentos: Bolo dos Morto (bolo que devera ser repartido em partes iguais para todos os presentes na cerimônia, com o intuito de alimentar a cada um com a sabedoria dos seus ancestrais), Torta de Abóbora, Maçãs, Avelãs, Milho, Bolo de Amoras Silvestres, Cerveja, Sidra, Hidromel e Chás de Ervas.
Ervas: Cavalinha, Confrei, Maçã, Sálvia,Verbasco, Bolotas e Folhas de Carvalho, Giesta, Beladona, Dictamo, Fetos de Samambaia, Linho, Fumária, Urzem, Abóboras e Palha.
Banhos: Banho de água do mar ou de sal grosso.
Cores: preto e laranja.
Velas: formar um círculo com 13 velas alternadas em preto e laranja (as velas pretas simbolizam as coisas que queremos tirar de nossas vidas e as velas laranja simbolizam as coisas as quais queremos iluminar neste novo ciclo. Ao acender as velas pronunciar: “Velas de Samhain do Fogo Brilhante, consagre este círculo de Luz”.
Incensos: nóz-moscada, sálvia, maçã, heliotrópio e menta.
Vestimenta: Roupa cerimonial longa e preta, colar de bolotas de carvalho e coroa de folhas de carvalho.

SABBÁT YULE / ALBAN ARTHUAN


Outras Denominações: Alban Arthan, Heulsaf y Gaeaf, Ritual de Inverno, Meio do Inverno, Natal.
Data: 21 á 25 /12.
Horário: 00:00 hs.
Elemento: Terra
Estação: Solstício de Inverno no Hemisfério Norte; Solstício de Verão no Hemisfério Sul.
Direção: N – Norte – A direção Norte favorece a Cura Mental. Os ventos vindos do Norte sopram a clareza da jornada com proteção dos ancestrais.
Fase da Lua: Nova:  É a fase do plantio para impulsionar a nova germinação. Sua energia é favorável para despertar o potencial latente, favorecendo os novos começos em todos os sentidos: amor, negócios, empregos, estudos e vida.
Energia: Renascimento.
Deuses Cultuados: Deus Carvalho, Deusa Mãe, Frey (Paz e Prosperidade), Aran /Arianrhod, Santa Claus.
Símbolos: Lua, Carvalho, Árvore decorada nas cores verde, vermelho e branco.
Talismã: Cristal de Neve.
Animal Símbolo: Animais Noturnos: Coruja, Morcego.
Celebração: Solstício de Inverno, Natal, Término do Reinado do ano crescente do deus Carvalho, que passa a ser substituído pelo deus Azevinho do ano decrescente. No inverno a natureza volta-se para dentro e guarda as suas forças para recomeçar na chegada da primavera.
Ritual Celta: Nesta época os Druidas juntavam o visco sagrado no sexto dia do ciclo lunar. O visco é o símbolo sagrado da Lua Cheia de Natal, confere carisma e magnetismo. As frutas do visco, por serem brancas, simbolizam o sêmen, e o azevinho (azevinho), por ser uma planta vermelha, simbolizam o sangue menstrual.
A palavra “Druida” origina-se de Druids e significa Carvalho, ou o Homem Sábio do Carvalho, é aquele que possui a arte de encantar.
Na cerimonia o poder dos deuses do Carvalho (masculino) e do Visco (sêmen) são substituídos pelo poder do Azevinho (sangue menstrual). É o poder do deus do Céu (raio que atinge o carvalho, simbolizado pelo punhal) fertilizando a deusa Mãe (simbolizada pela taça).
Nesta Noite a Roda do Ano termina mais um ciclo e retoma ao seu ponto de partida, fazendo-nos pensar sobre o ano que se passou. É um momento de refletir, planejar, de recuar para vencer, de parar para prosseguir. É hora do renascer, de buscar a luz diante da escuridão, de observarmos o que deixamos de fazer, para buscarmos novos caminhos em um novo recomeço. Yule representa o fim da parte escura do ano, quando o Sol começa a caminhar em direção ao norte. É o ponto de retorno do equilíbrio, chamado de Solstício de Inverno.
Reflexão: Procure reencontrar suas esperanças, mesmo dentro de uma noite escura. Mude alguns hábitos, dê uma nova vida para suas emoções e sentimentos. Aprenda a usar sua espiritualidade com suporte para o cotidiano, para as coisas corriqueiras. Agir desta forma, fará com que você viva com mais alegria e pureza.
Trilha: Descoberta da Sabedoria: Esta trilha nos mostra como acessar ao conhecimento inato que existe em todas as coisas. É uma trilha de aceitação e de silencio, porque a verdadeira sabedoria não é revelada á quem a encontra, ela é apreciada e contemplada. Este é o caminho da Anciã que conhece a aceitação e sabe que períodos de luz e aprendizagem são seguidos por períodos de escuridão, esquecimento e ignorância. Explore esta trilha quando sentir-se no escuro; também pode recorrer a esta trilha quando necessitar de encorajamento e apoio dos ancestrais.
Meditação - Itinerário para a Jornada: De frente par ao norte, viaje utilizando as imagens do inverno e da terra como cenário. Você avista um lago com uma ilha no seu centro, pega um barco que o levará a esta ilha; lá encontrará um salão de banquetes, em seu interior, a cabeça de Bran, o Abençoado. Todos que desejarem podem entrar e participar deste banquete. Bran estará contando uma lenda após a outra, pois Bran é a fonte da sabedoria tradicional. Sente-se diante dele e ouça suas histórias; ela pode conter a ajuda ou o conselho que você está buscando. Se Bran parar de falar, outros ancestrais podem continuar a história que você deseja ouvir,
Rituais: Decoração da Árvore (Carvalho, Pinheiro); fogueira de Natal; queima de velas vermelhas gravadas com motivos solares e símbolos mágicos; pendurar visco sobre a porta; Saturnália – Troca de presentes.
Nesta noite faça um altar acendendo duas velas verdes junto a uma pedra de ônix. Medite sobre o sentido do inverno e sobre as coisas que não desejamos mais em nossa vida. Passe a pedra de ônix sobre a fumaça da chama e quando sentir necessidade de “jogar algo fora” segure a pedra e invoque a presença do inverno.
Vivências:
Vivência 1: Tronco da Vida – Escolha um tronco de árvore e decore-o com fitas coloridas, principalmente com dourado. Coloque nele alguns objetos que simbolizam tudo o que você deseja que nasça em sua vida e amarre alguns galhos de trigo, ramos e folhas verdes. Enquanto enfeita o tronco, tenha pensamentos alegres e positivos. Depois de pronto, coloque-o em algum lugar na sala. No próximo do Yule ele deverá ser queimado e substituído por outro.
Vivência 2: Saturnália Troca de Presentes – Era hábito entre os Celtas trocar presentes nesta época do ano. A importância do presente não está no seu valor de compra; é mais importante presentear com pequenas lembranças artesanais. Se não tiver habilidade para fazer o seu presente, ao menos procure embrulhá-los com atenção e carinho; escolha o papel com cores positivas e enfeite-os com laços de fitas. Faça isso desejando energias positivas e felicidade para aqueles que irá presentear.
Instinto:
Águas: Lago.
Cristais: Olho-de-Gato, Olho-de-Tigre, Topázio.
Alimentos: Nozes, Bolo de Frutas, Bolo redondo de Alcaravia, Gemada, Vinho Quente com especiarias, Peru assado.
Ervas: Louro, camomila, sempre-viva, alecrim, sálvia.
Banhos: Estimulante.
Sistema: Respiratório
Terapias: Escalda-pés, pé-de-lúvio, Terapia com Pedras Quentes.
Cores: Dourado, Verde, Vermelho e Branco.
Velas: Dourada, Verde, Vermelha e Branca.
Incensos: Cedro, Pinho, Louro e Alecrim.
Vestimenta: Vermelha, Verde, Branco e Dourado.
Sistema: Respiratório.
Tratamentos Energéticos: Pé de Lúvio, Escalda-pés, Reflexologia.